Zona do Alívio, tudo para um excelente domingo em família!

A zona do Alívio, em Soutelo, continua a conquistar adeptos de Norte a Sul do país, que chegam ao coração do Minho para visitar um local com características ímpares. Da beleza do Santuário de Nossa Senhora do Alívio à excelência da gastronomia, passando pela tradicional feira de domingo, zonas de lazer e paisagens naturais (duas zonas fluviais nas imediações, Mirante e Porto Carrero), as experiências são verdadeiramente únicas. Embora todos os dias sejam boas ocasiões para uma visita, o domingo é especialmente convidativo.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ALÍVIO

DSC_0622.JPG

De fácil acesso (GPS: 41.682237, -8.449270), com muito estacionamento, uma arquitetura deslumbrante e uma história riquíssima, o Santuário de Nossa Senhora do Alívio é um dos maiores centros de peregrinação da zona Norte de Portugal. Recebe durante todo o ano a visita de largos milhares de fiéis, com maior incidência no 2º e 3º domingos de setembro, altura das grandes romarias. O Santuário inclui também a Casa das Estampas (vulgo Casa das Promessas) onde podemos ver a imensidão de graças obtidas por intercessão de Nossa Senhora do Alívio, entre as quais se destacam quatro peles de jiboias; a mais antiga foi oferecida em 1818 por um devoto residente no Brasil. Nas traseiras do Santuário do Alívio podemos encontrar um Fontanário, datado de 1813. Na zona lateral, um parque de merendas densamente arborizado protege do sol quem por ali recarrega baterias e desfruta de momentos em convívio entre família e amigos.

FEIRA SEMANAL DO ALÍVIO (TODOS OS DOMINGOS)

DSC_0283.JPG

Logo pela frescura da manhã, são vários os vendedores que se instalam ali perto. A tradicional feira de domingo regressou ao Alívio e apresenta-se de cara totalmente lavada. Com um espaço amplo e renovado, recupera a imponência das tradicionais feiras minhotas, num cruzamento entre modernidade e tradição. Não faltam os tradicionais produtos do campo, os animais vivos e o artesanato, a que se junta o têxtil, as novas tecnologias e a doçaria regional, entre muitas outras áreas de comércio.

A EXCELÊNCIA DA GASTRONOMIA MINHOTA

DSC_0129.JPG

Depois de algumas compras na feira e uma visita ao Santuário, nada melhor que um almoço em família. E não faltam excelentes opções para saborear a excelência da gastronomia minhota, bem como pratos da cozinha moderna. Há opções pata todos os gostos. Em redor do Santuário são vários os restaurantes que deliciam soutelenses e visitantes com os seus pitéus.

PARQUE INFANTIL DA GÂNDARA

DSC_0232.JPG

Para desgastar calorias após uma refeição saborosa e nutritiva também há opções de sobra. Ladeado por várias árvores e com um relvado amplo e viçoso, ali perto, o Parque Infantil da Gândara promete fazer as delícias da pequenada e proporcionar momentos divertidos, entre brincadeiras e gargalhadas.

NATUREZA E LAZER

DSC_0850.jpg

Para todas as idades, as zonas de lazer ribeirinhas da freguesia apresentam beleza das paisagens naturais e locais de sossego, contemplação e harmonia com a natureza. O território de Soutelo é atravessado por dois belos e imponentes cursos de água, uma característica invulgar que dotou a freguesia de inúmeros locais de rara beleza natural. As zonas de lazer do Mirante e do Porto Carrero são as mais requisitadas, mas abundam em Soutelo espaços naturais onde passar excelentes momentos com a família e/ou os amigos.