​Soutelo recebeu desfolhada tradicional com muito calor humano!

Não há frio que acalme a vontade do Movimento Soutelo Activo. Num domingo (14 de outubro) frio e cinzento, o recém-criado movimento combateu o frio com muito calor humano durante a desfolhada tradicional, marcada por momentos de boa disposição boa disposição e confraternização entre soutelenses e visitantes. O evento decorreu junto às instalações que albergam a sede da Junta e a ADERE Minho com um programa cultural que incluiu, além da recriação da prática agrícola ancestral, dois momentos de animação musical. Os protagonistas foram a Tuna do Instituto Profissional do Terço, do Porto, e por um grupo informal de tocadores de concertinas e outros instrumentos típicos da região do Minho.

Sorrisos no rosto e com trajes de outrora vestidos com orgulho. Diversas pessoas reuniram-se à volta das canas de milho para dar início à desfolhada tradicional. De todas as gerações, dos mais pequenos aos mais adultos, aproveitaram assim a tarde de domingo para relembrar e, em alguns casos, conhecer a prática ancestral de uma forma divertida e em convívio. Por lá, passaram também os famosos mascarados que intensificaram os momentos de alegria e diversão. A tuna portuense encarregou-se de entreter plateia durante a desfolhada propriamente dita com canções tipicamente portuguesas ecoadas, com ajuda dos cavaquinhos e das violas tradicionais.

Mais para o final da iniciativa, já as espigas todas retiradas e colocadas no trator, um carrinho de bois antigo apresentava ‘comes e bebes’ oferecidos, gentilmente, pela organização. Pataniscas, broa, caldo verde e vinho tinto regional são exemplos de iguarias que deixaram os participantes muito satisfeitos. Nota de destaque também para os tocadores de concertinas, entre outros instrumentos populares, que estiveram no recinto para continuar o ambiente de grande energia. Pelo espaço encontrava-se também público a registar nos seus aparelhos fotográficos o evento para mais tarde recordar. Com o apoio da junta de Freguesia de Soutelo, o Movimento de Soutelo Activo continua a dinamizar a agenda cultural da freguesia de forma empenhada e dedicada.