Requalificação da EN 101 é uma vitória para os soutelenses

É com enorme satisfação que a Junta de Freguesia de Soutelo recebe a notícia de que já foi lançado o concurso público de requalificação da Estrada Nacional 101. Uma longa e árdua batalha dos soutelenses que, finalmente, acaba por dar frutos.

Uma luta que envolveu o atual executivo, mas que o precede. Ao longo das últimas décadas, sucederam-se manifestações soutelenses pela melhoria das condições de segurança da Estrada Nacional 101. E não é caso para menos, já que a freguesia de Soutelo é uma das mais fustigadas com sinistros decorrentes da falta de condições da via.

Foram encetadas as mais diversificadas ações de luta (manifestações, abaixo-assinados, reuniões com as entidades com competência na matéria…), reivindicando uma intervenção para aumentar a segurança dos utentes e reduzir o número de vítimas da EN 101.

O atual executivo da Junta de Freguesia de Soutelo, liderado por Filipe Silva, também tem estado ao lado das populações desde o primeiro momento. O autarca soutelense deslocou-se várias vezes a Lisboa para reuniões sucessivas de reivindicação de uma intervenção que é prioritária para garantir a segurança de condutores e peões.

Ações que se juntam a tantas outras de tantos outros que se recusaram a baixar os braços perante a adversidade e, com uma resiliência louvável, lutaram e continuam a lutar pelos direitos das suas terras e das suas populações.

Esforços que agora dão frutos e fazem com que os ventos da evolução e do progresso soprem com mais força no concelho de Vila Verde.