Perigo extremo de incêndio. Distrito de Braga em estado de alerta especial de nível vermelho

O Governo português decretou situação de alerta para todo o território de Portugal Continental, no período compreendido entre as 00h00 do dia 17 de julho e as 23h59 do dia 19 de julho.

Para todo o distrito de Barga (assim como 9 outros distritos nacionais) foi decretado estado de alerta especial de nível vermelho.

As previsões meteorológicas apontam para temperaturas a rondar os 40º graus no concelho de Vila Verde, existindo um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta para a necessidade de adotar medidas preventivas:

-     Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, rurais e outras vias que os atravessem

-     Proibição da realização da queimadas e queimas

-     Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos

-     Proibição da realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria

 

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda ainda que durante o PERÍODO CRÍTICO (01 de julho a 30 setembro) é:

-     PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

-     PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520.

-     PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

-     PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

-     PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

-     PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

-     PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

-     É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

 

Não se esqueça que as altas temperaturas trazem também outros riscos e exigem cuidados redobrados, em especial para os mais idosos, crianças e doentes crónicos. Evite a exposição solar nas horas de maior calor, mantenha-se hidratado e utilize protetor solar!

VENHA CONHECER SOUTELO!

Santuário do Alívio

Fonte S.Miguel

Praia do Mirante

Cruzeiro dos Evangelistas