​Passeio a Fátima. Perto de 250 pessoas no convívio da grande família soutelense!

Do Santuário do Alívio ao de Fátima é um instante e se for em boa companhia é ainda mais rápido. Se não é, parece. Quatro autocarros cheios, perto de 250 pessoas de todas as idades. Religiosidade e devoção. Comida, bebida, música e muita animação. Assim foi mais uma edição do passeio ao Santuário de Fátima, que todos os anos junta a grande família soutelense numa jornada de amizade, convívio e muita alegria.

O passeio, organizado pela Junta de Freguesia de Soutelo, já ganhou espaço próprio na agenda da freguesia e conta anualmente com uma forte adesão popular. A edição de 2018 não foi exceção. Ao raiar da aurora, pouco passava das 06h00, com o sol a espreitar ainda muito tímido por um céu acinzentado, os quatro autocarros já circulavam pelas principais artérias da freguesia a ‘recolher’ as mais de duas centenas de participantes. Daí até Fátima foi um ‘tirinho’. O ambiente de boa-disposição e confraternização reinou durante a viagem até um dos mais célebres centros de peregrinação de todo o planeta. No regresso, a mesma toada. O parque da Senhora da Boa Hora, em Famalicão, foi o local escolhido para recarregar baterias. E, como é habitual, onde há Soutelo há festa. Geleiras cá para fora, concertinas em riste, convívio e animação generalizada. Enquanto os assadores iam fornecendo alimento para fortalecer o corpo, era com dança e música popular que se ia nutrindo o espírito.

O Presidente da Junta, Filipe Silva, não escondeu a sua satisfação e frisou que “é com grande alegria que vê a freguesia em movimento, com energia e com boa disposição”. O autarca acredita que atividades desta natureza têm um impacto positivo na vida das pessoas, uma vez que promovem momentos de diversão, permitindo-lhes esquecer, por momentos, as responsabilidades do dia-a-dia. Com um sorriso no rosto, admite que o balanço é “extremamente positivo”, mostra-se pronto e motivado para continuar a “desenvolver e apoiar iniciativas que fortaleçam os elos entre a comunidade”.

A freguesia não para e a prova disso é a programação bem recheada de eventos nos próximos tempos. Começa já no próximo sábado, 28 de julho, com a moda a ganhar protagonismo. O Movimento Soutelo Activo apresenta o desfile Soutelo Star Fashion, que contará as com peças criadas pelo estilista Mi Ribeiro. O início está marcado para 21h30. Bem se sabe que Agosto é sinónimo de festa e, por isso, não podia faltar o arraial típico da região do Minho – Arraial Melão Casca de Carvalho, que acontece entre os dias 10 e 12 desse mês.