Milhares de fiéis esperados para as Romarias em Honra de Nossa Senhora do Alívio!

A freguesia de Soutelo prepara-se para ser inundada por um mar de fé à medida que se aproximam as grandes Romarias em Honra de Nossa Senhora do Alívio. A maior demonstração de fé do concelho de Vila Verde conta com a peregrinação da maioria das paróquias do Arciprestado, que rumam em procissão até ao Santuário do Alívio, onde se encontram com milhares de vilaverdenses e visitantes de todo o distrito. Vêm prestar a sua devoção e criam uma bela moldura humana que ganha mais brilho com o Santuário como pano de fundo.

A romaria e a peregrinação em honra de Nossa Senhora do Alívio realizam-se todos os anos no primeiro e segundo domingos de setembro, que este ano calham a 11 e 18 de setembro, respetivamente. No entanto, o programa das festas é mais abrangente estende-se pelos dois fins-de-semana com um leque diversificado de atividades. As iniciativas arrancam já na tarde do próximo sábado e o cinema dá o pontapé de saída, com a projeção do filme ‘História do milagre de Nª. S.ª do Alívio, que começa às 17h00. Uma hora mais tarde reza-se a Novena e a missa vespertina começa pelas 18h30.

Leque amplo de atividades

No domingo, dia 11 de setembro, o maior destaque vai para a procissão, que começa perto das 17h00, depois do sermão e terço, marcados para as 16h00. Destaque ainda para as missas no Santuário, agendadas para as 09h00, 11h00 e 18h00. No dia 12 segunda-feira, as notas de maior relevo vão para a missa presidida pelo Arcipreste de Vila Verde, às 21h00, a que se segue uma procissão de velas com o andor de Nossa Senhora do Alívio, que vai do Santuário até à Igreja Paroquial de Soutelo. No fim-de-semana seguinte tem lugar a grande peregrinação, que anualmente atrai milhares de fiéis à freguesia de Soutelo e ao concelho de Vila Verde. As atividades iniciam sábado, 17 de setembro, pelas 09h00, com a Celebração Penitencial, e continuam durante o período vespertino, com a recitação do rosário e a celebração da missa. Para a noite está reservado um momento musical, de descontração e convívio, que tem início às 21h00.

Grande peregrinação a 18 de setembro

A grande peregrinação vai decorrer no Domingo, 18 de setembro. A partir das 09h30, as confrarias da maioria das paróquias do Arciprestado de Vila Verde caminham em romaria até ao Santuário, onde se encontram com milhares de fiéis de todo o distrito e com o cortejo que sai da igreja paroquial de Soutelo em direção ao Santuário. Após o momento mais aguardado da manhã, a chegada do andor de Nossa Senhora, começa a missa campal presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, pelas 11h00. As atividades continuam durante a tarde, às 16h00, com Terço, Pregação, Consagração e Glorificação, e com a Missa das 18h00.

“Manifestação de fé à escala das grandes romarias nacionais”

O presidente da Junta de freguesia de Soutelo, Filipe Silva, acompanha anualmente o evento e não esconde o regozijo pela dinâmica que o evento imprime na freguesia e no concelho. “É com enorme alegria e satisfação que todos os anos vemos aqui largos milhares de pessoas, que escolhem o santuário do Alívio para realizarem uma manifestação de fé à escala das grandes romarias nacionais”, afirmou Filipe Silva.

Um domingo em família

A zona do Alívio começa também a afirmar-se como um destino de eleição para um domingo em família. Nas imediações do Santuário realiza-se a feira semanal de Soutelo, uma montra do que de melhor a região tem para oferecer, com uma vasta panóplia de produtos à disposição dos visitantes. A gastronomia é outro dos grandes atrativos desta zona, com uma oferta diversificada ao nível da restauração, com iguarias que têm feito as delícias dos visitantes. A isto acresce a beleza das paisagens naturais de uma freguesia que tem nas zonas ribeirinhas os seus maiores ex-líbris, zonas de lazer aprazíveis e dotadas de excelentes condições para o lazer.