Largas centenas de fiéis na procissão de velas do Santuário do Alívio até à Igreja Paroquial!

A freguesia de Soutelo voltou a ser palco de uma imponente manifestação de fé. Ao início da noite de ontem, 12 de setembro, largas centenas de luzes romperam o crepúsculo criando um trilho luminoso que conduzia até ao andor de Nossa Senhora do Alívio. Um mar de gente que inundou as ruas de Soutelo para participar na procissão de velas que começou no Santuário do Alívio e só terminou na Igreja Paroquial da Freguesia, onde o andor de Nossa Senhora permanece até ao próximo domingo, 18 de setembro, dia da grande peregrinação.

Presente na procissão, o presidente da Junta de Freguesia de Soutelo não escondeu a sua satisfação pela forte afluência à iniciativa. Filipe Silva sublinhou a importância das Grandes Romarias em Honra de Nossa do Alívio, que todos os anos continuam a trazer milhares de visitantes à freguesia de Soutelo e ao concelho de Vila Verde, agradecendo desde já a todos os visitantes por escolherem o Santuário do Alívio para prestarem a sua devoção à Virgem.

Atividades diversificadas no próximo fim de semana

A procissão de velas insere-se no programa alargado das Grandes Romarias em Honra de Nossa do Alívio, que vivem no próximo domingo, 18 de setembro, o seu ponto mais alto. As atividades retomam já no próximo sábado, 17 de setembro, pelas 09h00, com a Celebração Penitencial, e continuam durante o período vespertino, com a recitação do rosário e a celebração da missa. Para a noite está reservado um momento musical, de descontração e convívio, que tem início às 21h00.

Grande peregrinação a 18 de setembro

A grande peregrinação vai decorrer no Domingo, 18 de setembro. A partir das 09h30, as confrarias da maioria das paróquias do Arciprestado de Vila Verde caminham em romaria até ao Santuário, onde se encontram com milhares de fiéis de todo o distrito e com o cortejo que sai da igreja paroquial de Soutelo em direção ao Santuário. Após o momento mais aguardado da manhã, a chegada do andor de Nossa Senhora, começa a missa campal presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, pelas 11h00. As atividades continuam durante a tarde, às 16h00, com Terço, Pregação, Consagração e Glorificação, e com a Missa das 18h00.