Já está a ser construída a Ecovia que liga o Mirante ao Porto Carrero

Está já em fase de construção a Ecovia Cávado-Homem, que vai ligar duas das mais emblemáticas e solicitadas zonas ribeirinhas do concelho de Vila Verde, a zona de lazer do Mirante e a do Porto Carrero, em Soutelo. O percurso soutelense, de aproximadamente 1.3 kms, insere-se num trajeto maior que pretende ligar Cabanelas à Loureira pela margem dos rios Homem e Cávado. Está também em fase de obra a Ponte Pedonal e Ciclável de Vila Verde a Amares.

Foi com enorme agrado que a Junta de Freguesia de Soutelo marcou presença na cerimónia de lançamento da 1ª pedra da empreitada, no passado dia 31 de março, que representa a continuidade do trabalho desenvolvido pela comunidade soutelense na valorização deste percurso de grande beleza natural.

Em 2015, munidos de enxadas, ancinhos e motorroçadoras, os populares uniram-se à Junta de Freguesia de Soutelo para limpar uma margem de rio dominada pela vegetação. Nessa altura, foi criada uma via pedonal para ligar as duas zonas de lazer, que agora será ampliada e melhorada.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Soutelo, Filipe Silva, esta obra reveste-se de uma importância determinante. A criação de condições para a aproximação das pessoas à natureza permite fortalecer o elo com os recursos naturais e aumenta a probabilidade de sucesso de ações para a proteção e preservação do meio ambiente.

Permite criar novas zonas de lazer que valorizam o território e aumentam a qualidade de vida da população. Permite valorizar os recursos que diferenciam o território e criar um polo de atração turística através da imensa beleza natural da freguesia e do concelho.