Feira dominical do Alívio permanece aberta com todas as normas de segurança

Na sequência da Resolução do Conselho de Ministros que delega nas autarquias a decisão sobre a realização de feiras e mercados de levante, a Junta de Freguesia de Soutelo decidiu manter em funcionamento a feira dominical do Alívio.

Além de continuarem a ser cumpridas escrupulosamente as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde, a autarquia soutelense vai lançar uma campanha ainda mais intensiva de sensibilização, alertando comerciantes e visitantes para a importância do cumprimento das regras para travar a evolução da pandemia de COVID-19.

A Junta de Freguesia de Soutelo opta por manter a feira aberta por se tratar de um espaço ao ar livre, de comércio de bens essenciais, que garante o sustento a muitas famílias que devem ser tratadas com igualdade em relação à restante atividade comercial.

Recordamos que é dever de todos respeitar as normas de prevenção amplamente divulgadas, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social, higienização das mãos nos dispensadores de álcool-gel instalados para o efeito e a etiqueta respiratória (tossir/espirrar para o braço). Devem ainda evitar o manuseamento dos produtos.

Esta tomada de decisão surge no âmbito das novas restrições impostas pelo Governo na renovação da Situação de Calamidade (ver aqui). A partir de hoje, 4 de novembro, 121 municípios do país estão em confinamento parcial, entre os quais o concelho de Vila Verde, pelo risco elevado de transmissão do novo coronavírus (mais de 240 casos de COVID-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias). A lista de concelhos será reavaliada a cada 15 dias.

Assim, a partir de hoje, o concelho de Vila Verde está abrangido pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, com deslocações apenas em caso de estrita necessidade.

O cumprimento destas medidas é essencial para salvaguardar a saúde pública. Para desacelerar a propagação da pandemia que continua a ceifar vidas por todo o mundo e, em simultâneo, evitar o colapso da economia. Evitar que a pobreza e a miséria se instalem enquanto evitamos a propagação da doença.

Proteja-se. Por si, pelos seus, por todos nós!