​EB e Junta de Soutelo unidas para dar mais cor ao Natal da pequenada!

A Escola Básica de Soutelo e a Junta de Freguesia local voltaram a unir esforços para ajudar a dar mais cor ao Natal da pequenada. O centro Escolar foi palco de uma festa de emoção e alegria para mais de uma centena de crianças, do pré-escolar ao 1º ciclo, e que uniu toda a comunidade escolar. Professores, funcionários, pais, familiares e elementos da Junta de Freguesia de Soutelo juntaram-se aos alunos para uma manhã em cheio. A peça de teatro interpretada pela companhia Timbra, de Braga, e a chegada do Pai-Natal com um saco enorme carregado de presentes abriram as portas do Centro Escolar de Soutelo e a magia do Natal instalou-se no estabelecimento de ensino, contagiando miúdos e graúdos. A iniciativa decorreu na passada sexta-feira, dia 14 de dezembro, organizada pela Escola Básica de Soutelo com a colaboração da Junta de Freguesia.

A magia do Natal invadiu os corações dos mais pequenos!

Por volta das 10h da manhã, os alunos foram encaminhados para a sala da festa. Sentados de forma ordenada pelos professores, as crianças aguardavam ansiosamente a chegada dos atores. Em lados opostos, apareceram dois jovens a encenar uma peça teatral que se revelou, desde do primeiro momento, muito divertida e cativante para todos os espectadores. No final, as crianças ‘gritaram’ alegremente para ver o Pai Natal. Passado breves minutos, o senhor vestido de vermelho e barbas brancas entrou pela sala e os mais pequenos festejaram euforicamente. Cada um levou para casa um pequeno presente e um sorriso no rosto.

Samuel Pereira, do terceiro ano, assistiu à representação e ficou completamente fascinado com aquilo que viu. “Achei bem. O teatro foi muito interessante. Parecia que era de comédia. Passamos uma manhã muito diferente e divertida. Durante aqueles minutos”.Com um brilho nos olhos, admitiu que esta época é realmente muito especial: “O Natal para mim é estar junto da família, dos meus amigos, de todos aqueles que mais gosto. Temos que festejar como fizemos hoje!”.

“Faço um balanço muito positivo. As crianças gostaram muito!”

Os professores também não escondiam a satisfação e alegria por proporcionarem aos alunos uma manhã divertida e repleta de espírito natalício. Gabriela Marques, coordenadora da escola, frisou a importância destas atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvidas em parceria com a Junta de Freguesia de Soutelo, para a formação integral dos mais jovens. “Faço um balanço muito positivo. As crianças gostaram muito, ficaram logo entusiasmadas com a entrada do Pai-Natal e com o espetáculo interativo e animado do grupo de Teatro. Escolhemos a apresentação de um grupo de teatro, porque é um tipo de atividade à qual os alunos não têm muito acesso noutro contexto. Habitualmente, vão mais ao cinema, ao circo… O teatro é uma atividade que os desenvolve bastante a nível de criatividade, autonomia e até ao nível de saber-estar”, referiu a professora, acrescentando ainda que a participação dos pais tem um papel importante para o sucesso da iniciativa. “Pela primeira vez, tivemos aqui os encarregados de educação a acompanhar os filhos, uma atitude que é fundamental para o bom crescimento deles”, concluiu.

“Preparar os jovens para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança”

Após a representação teatral, o Presidente da Junta da Freguesia de Soutelo, Filipe Silva, mostrou-se extremamente satisfeito com o evento e deixou palavras de gratidão e reconhecimento pelo empenho e dedicação de toda a comunidade escolar. “Aproveito para desejar um Feliz Natal a todo este ecossistema educativo. Às crianças, pais, avós, professores, funcionários... Agradecer todo o trabalho desenvolvido durante todo o ano. O que nós queremos é melhorar, preparar os jovens para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança”, frisa Filipe Silva. Em jeito de conclusão, o autarca referiu que as sinergias entre as forças vivas de Soutelo continuam a revelar-se decisivas para o desenvolvimento da freguesia. “Temos que continuar a unir forças. Isso engloba professores, pais, associações, grupos teatro, Junta de Freguesia... Hoje, acho que estamos todos de parabéns”, rematou.