A.C.R. de Soutelo está de regresso e vem com a força toda!

Depois de vinte anos sem atividade, a Associação Cultural e Recreativa de Soutelo regressou com a força toda e prepara-se para ajudar a enriquecer a agenda da freguesia, do concelho e de toda região. Os destinos da organização estão a cargo de um grupo de 11 pessoas, preparadas para colocar o nome de Soutelo ainda mais no mapa. Atividades culturais, desportivas, de natureza… Não faltam iniciativas que prometem agradar a todos os gostos, feitios e idades. A agenda de atividades, bem como diversa informação relativa ao trabalho da coletividade, já está disponível e pode consultá-la sem sair do conforto do lar através do website https://acrsoutelo.wixsite.com/acrs.

“Criar harmonia entre a comunidade!”

51124243_843666602475137_3268695151362441216_n.jpgEstivemos à conversa com João Rodrigues, Valdir Costa e Raquel Malheiro para perceber melhor os objetivos, ideias e projetos de uma associação com décadas de história, que agora se vai reerguer. Valdir Costa, Secretário da Direção, revela como surgiu a ideia de reativar o projeto. “Inicialmente, eu já fazia parte de uma associação em Braga. Andava lá há quatro ou cinco anos. Entretanto saí e achei que fazia mais sentido fazer algo em Soutelo. Falei com o João e lancei-lhe o desafio de se criar uma associação nova em Soutelo. Por casualidade, em novembro de 2017, a minha mãe encontrou um cartão da antiga Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, da qual o meu avô foi sócio fundador e primeiro presidente. Então fomos ver como estava essa associação, se ainda tinha atividade…”, referiu. Após um período de “quatro ou cinco meses”, em que procuraram informações relacionadas com a A.C.R. de Soutelo (escritura, relatórios, registo de sócios…), foi convocada uma Assembleia-Geral e a associação foi reativada.

O presidente, João Rodrigues, mostrou-se verdadeiramente satisfeito com o facto de a parte burocrática estar concluída e por já terem sede própria, disponibilizada pelo Município de Vila Verde. “Já temos sede própria. É antiga escola primária do Alívio, onde também vamos realizar algumas atividades. Aliás, já estamos a pensar em fazer lá as aulas de concertina e de dança”, afirmou. Por sua vez, a Tesoureira da coletividade, Raquel Malheiro, revelou que está na forja um leque bastante diversificado de atividades, planeado de forma inclusiva, com o intuito de fortalecer os laços de união entre os soutelenses. “Apesar de termos várias iniciativas direcionadas para a vertente desportiva, também pretendemos promover o convívio. Queremos fazer atividades em que todos possam participar, tanto os mais velhos como os mais novos...a ideia é tentar criar harmonia entre a comunidade”, frisou.

Sócios com descontos em várias marcas

50879338_585094568603285_5121105883178205184_n.jpgA A.C.R. de Soutelo está a recomeçar quase do zero, mas, entre os antigos que voltaram e os novos que se estreiam, conta já com mais de 60 sócios.  “Como não havia informações sobre quem são os antigos sócios, foi muito através do ‘boca a boca’. Fomos à casa de alguns e eles encaminhavam-nos para outros. E até encontrámos o sócio nº 1. (risos) Hoje, já temos por volta de sessenta e a maior parte são novos sócios”.  Para já, contam com o apoio de sete empresas com as quias foram estabelecidas parcerias que garantem descontos e outras vantagens aos sócios da ARC Soutelo: JGMF José Gomes Macedo & Filhos, Lda., Benjamim Bikeshop, Bragaxplora, Centro Ótico Ibérico, JSCC – Oficina Auto, Letraria Brewpub e Prozis. Com uma anuidade de apenas 12€ e direito a descontos (entre 10% e 20%) em várias marcas, só por ser sócio da ARC Soutelo já está a ganhar! Os interessados podem-se tornar sócios preenchendo a ficha disponível no website da associação ou então presencialmente, na sede da coletividade (Antiga Escola Primária do Alívio), todas as segundas sextas-feiras de cada mês, entre as 21h e as 23h30.

No que diz respeito ao calendário de atividades, Valdir Costa explicou que há uma forte incidência nas iniciativas desportivas, duas das quais de carater semanal. “Para já, temos treino de corrida à quarta feira e treino de BTT ao domingo. Começámos a corrida com dois, neste momento já somos sete. No ciclismo começamos dois e neste momento já somos 16. Estamos a crescer e espero que sejamos muitos mais daqui para a frente”, afirmou, acrescentando, sem margem para dúvidas, que na agenda da associação há vida para além do desporto e o público pode esperar também eventos de índole social e cultural.

 “Estamos sempre dispostos a ajudar outras associações”

51344621_362835387888796_1837324251166670848_n.jpgApesar de ser uma associação autónoma, a A.C.R. de Soutelo está de braços abertos para colaborar com as restantes associações da freguesia. “A nossa ideia é estar em sintonia com outras associações. Claro que cada um terá as suas atividades, mas se calhar vai haver certas atividades que vão ser em conjunto.  Estamos sempre dispostos a ajudar outras associações. Mesmo que seja uma ação individual de outra associação, vamos lá nem que seja para ajudar na mão de obra. Já o fizemos”, vincou Valdir Costa.  A direção respira confiança mostra-se preparada para os desafios que aí vêm: “A fase de arranque é sempre mais difícil, mas estamos convictos que tudo vai correr bem”, referiu Raquel Malheiro. Logo de seguida, João Rodrigues deixou o convite a todos os interessados para que se juntem à Associação: “Toda a gente é bem-vinda, tanto os soutelenses como pessoas de outras freguesias. Quantos mais melhor!”.

 

O novo ano promete… não faltam planos para 2019!

A associação tem em agenda inúmeras iniciativas distintas, cinco das quais em permanência ao longo de todo o ano:  recolha de tampinhas, aulas de concertinas e de dança, treino de corrida (quarta feira – 19h15) e treino de BTT (domingo – 09h00). O ponto de encontro da corrida e do BTT é o Cruzeiro da Cruz e não há necessidade de inscrição, aos interessados basta aparecer no local à hora marcada e juntarem-se ao pelotão, são todos bem-vindos. Em curso está já um concurso de fotografia de tema livre, sendo requisito único que as imagens sejam captadas em Soutelo. O concurso continua em fevereiro, mês em que se realiza também uma ‘Cãominhada Solidária’, em parceria com a Associação para a Defesa dos Animais e do Ambiente de Vila Verde.

Em março, festeja-se o Dia do Associado com direito a exposição fotográfica com os registos selecionados do concurso. No mesmo dia no período da manhã decorre um passeio de BTT e um jogo de futebol entre solteiros e casados. Ao longo do ano, serão realizadas atividades que apelem ao contacto com a natureza, de cariz desportivo, de formação para enriquecimento pessoal… A A.C.R de Soutelo está ainda a preparar dois workshops, um de primeiros socorros e outro na área da parentalidade, este último em parceria com a APAES (Associação de Pais e Amigos da Escola de Soutelo). Mais de uma dezena de iniciativas que prometem proporcionar momentos diferentes do habitual, em que diversão, lazer e convívio são as palavras de ordem.

VENHA CONHECER SOUTELO!

Santuário do Alívio

Fonte S.Miguel

Praia do Mirante

Cruzeiro dos Evangelistas