Associações de Soutelo convidam a celebrar o espírito do Natal com a Queimada da Banana!

Comer uma banana, beber um cálice de moscatel e fazer uma queimada tradicional. As associações de Soutelo convidam a juntar a família e os amigos para uma iniciativa lúdica, que também celebra o espírito e os valores da quadra natalícia. É em ambiente de amizade e confraternização que, no próximo dia 22 de dezembro, pelas 17h30, a freguesia recebe a estreia da Queimada da Banana, nas imediações da sede da Junta de Freguesia de Soutelo. A iniciativa é aberta a toda a população, soutelenses e visitantes, são todos(as) bem-vindos. Tragam uma garrafa de moscatel e uma banana e juntem-se à festa. A ACR Soutelo lançou o desafio às restantes associações que se mostraram desde logo disponíveis e o evento está de pé sob o lema ‘Juntos Somos Mais Fortes’. A iniciativa é organizada por várias forças vivas da freguesia, Associação Recreativa e Cultural de Soutelo, Movimento Soutelo Ativo, Guias de Soutelo, APAES (Associação Pais e Amigos da Escola de Soutelo) e Seniores Ativos, com o apoio da Junta de Freguesia de Soutelo.

Ambiente de grande festa e convívio!

Com o Natal à porta, Soutelo veste-se a rigor para um fim de tarde acolhedor, cheio de cor e diversão. A iniciativa começa com a tradição do bananeiro. Entre uma banana e um copo de vinho moscatel, com muita conversa à mistura, está montado um palco privilegiado para o encontro de amigos e muitas horas de animação. Posteriormente, segue-se o ritual da queimada para espantar os males e receber o novo ano com energias muito positivas. A queimada de Natal fica a cargo de José Perez, residente em Soutelo e com muita experiência na matéria. A receita inclui aguardente, açúcar, frutas (citrinos) e grãos de café, colocados num pote a que se ateia fogo. A bebida é servida ainda em chamas aos presentes.

“Criar laços de amizade e de trabalho em conjunto entre associações”

Valdir Costa, membro da Associação Recreativa e Cultural de Soutelo, explica como surgiu a ideia do evento. “Com o espírito natalício no ar, é importante fazer um convívio, criar laços de amizade entre as pessoas e de trabalho conjunto entre associações”. No que diz respeito à queimada, Valdir Costa conta que a ideia surgiu depois da reunião com todas as associações. “A queimada é já uma tradição na rua Padre Luís. Achamos boa ideia associá-la ao evento e alargar esta tradição à freguesia”, refere.