29 de junho. Desassossego Ambiental lança o desafio: ‘Vamos limpar os rios Homem e Cávado’

A página de Facebook Desassossego Ambiental está a organizar uma jornada de limpeza das margens dos rios Homem e Cávado, em diferentes pontos distribuídos pelo concelho de Vila Verde. A ação terá lugar no próximo dia 29 de junho, entre as 09h00 e as 17h00, e em Soutelo o encontro está marcado para a zona de Lazer do Porto Carrero. A atividade tem como objetivo diminuir o impacto ambiental e respetivos efeitos nefastos para a saúde e qualidade de vida, bem como sensibilizar a população para a importância da preservação ambiental. A coordenação das atividades no local estará a cargo da Associação Cultura e Recreativa de Soutelo.

“O objetivo da campanha de limpeza das margens do rio Homem e rio Cávado é a sensibilização da população que frequenta este curso de água e os seus afluentes, para a mudança de hábitos, nomeadamente a deposição de lixo junto às margens dos cursos de água, que se não for recolhido acabará por ser arrastado pelas correntes”, avança a organização da iniciativa.

RECOMENDAÇÕES:

- Os participantes devem utilizar roupa e calçado confortáveis e recomendamos o uso de luvas;

- A recolha limita-se a resíduos pequenos (embalagens, plásticos, papeis, etc…);

- Os resíduos de maior dimensão (móveis, pneus, eletrodoméstico) devem ser registados com referência à sua localização para posterior recolha pelos serviços camarários;

- A recolha de lixo não deve ser feita em locais de difícil acesso que possam colocar em risco a segurança das pessoas;

- As ações a desenvolver não incluem o corte de vegetação.